Click on the flag and read in your language

Pesquisar nesse blog

18 setembro 2011

Cursos de Petróleo e Gás em ascenção


    Realmente os cursos técnicos de Petróleo e Gás estão em ascenção, com as notícias de sucesso e descobertas de novos campos do Pre-sal, faz com que as pessoas que possuem renda baixa sonhem com um salário melhor ou mesmo aqueles que estão desempregados conseguem dinheiro emprestado, arrumam um trabalho temporário, enfim cada um acaba se virando como pode para lutar pelo sonho de um futuro melhor e as instituições que ministram os cursos arrecadam quantias substanciais e o recém formado enfrenta uma dura realidade:
o desemprego, porque seu curso só serve para ele entender como funciona a Indústria do Petróleo e que esse mercado só está disponível para estrangeiros e para familiares daqueles que já estão inseridos no mercado. Minha opinião? Vergonha, Vergonha, Vergonha! É vergonhoso ser cidadão de um país que não prioriza os seus, e que é governado por uma política excludente. Esses programas de formação profissionalizante é para o povão "esmola" os cursos que interessam são para as elites.
 O cidadão é obrigado a fazer cursos que na maioria das vezes não lhe interessa, mas necessário para não ficar em situação pior. Essa esmola é um absurdo e desrespeito com aqueles que pagam por seus impostos e esperam ser tratados de maneira imparcial.Todos devem pagar seus impostos de maneira imparcial, mas na hora dos benefícios e usufruir daquilo que o dinheiro arrecadado proporciona é gasto com uma minoria privilegiada.
 Os donos das instituições estão cada vez mais ricos através do sonho dos outros. As pessoas tem o costume de falar um curso nunca é demais, mas na verdade é sim. De que adianta um conhecimento que para nada serve?  Citando como exemplo, adianta eu conhecer as estrelas como funciona o universo a maioria dos fenômenos, a física de como funciona os astros se eu não for trabalhar em observatório, se não for lecionar, se não for um consultor que seja , pra que serve??? Tempo perdido!

 As pessoas estão estudando, se deslocando de suas residências, gastando dinheiro de passagem, se estressando horas no trânsito, deixando de almoçar, deixando de fazer outras coisas para fazer cursos técnicos de petróleo e Gás e de Tecnologia, para ficarem desempregadas. Se você pensa em fazer, fique só no pensamento como um pensamento rápido daqueles que não prestam, como pensamentos de suicídio ou aqueles que passam rapidamente que por vezes temos vontade de matar alguém, faça o mesmo quando em pensar em fazer o curso de Petróleo gás como qualquer desses pensamentos ruins, reprima!!! Não vale a pena! Leia os depoimentos abaixo que retirei de uma página, e só escolhi esses pois existem muitos.


Aqui em Aju, técnico e o Tecnólogo em" Petróleo e gás" passa por um grade problema em busca de emprego nesta área. Pois o mercado de trabalho aqui em Sergipe não dar muita oportunidade pra quem está se formando ou para que se formou em sua área. Infelizmente aqui em Aju ou vc tem um conhecimento (peixe em alguma empresa) se não vai ficar ralando em busca de uma oportunidade!!!
Alguem, 16/09/2011 às 11:50

Para encerrar, o Portal Infonet deveria procurar esses "meros estudantes" de Petróleo e Gás para ter um conhecimento da realidade. A UNIT oferece um curso de Tecnologia em Petróleo e Gás, mas não procura fazer parceria com nenhuma empresa do setor para conseguir ao menos um estágio para seus alunos. Isso acontece também no SENAI, no Henrique Henry.... dentre vários outros! Quando é sabido que o estágio é um porta de entrada para o mercado de trabalho. Essa é apenas mais uma reportagem ilusória!
Thiago Tôrres dos Santos, 16/09/2011 às 10:04

Sou formado em Tecnologia em Petróleo e Gás pela UNIT, e estou sentindo na pele a dificuldade de entrar no mercado de trabalho nessa área. Conheço várias pessoas que possuem esse curso de Operador de Sonda do SENAI e que também estão desempregados. Não adianta ter curso sem experiência! As empresas adotam o discurso que falta mão-de-obra, mas a verdade é que mão-de-obra tem (é só ir na porta da faculdade ou desses curso técnicos), o que falta é dar oportunidade para os recém-formados.

Comentários retirados de http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=118436&titulo=especial  

   Não caia nessa você também!!! Você deve estar se perguntando porque alguém com um blog voltado para eventos de Petróleo e Gás divulgaria isso? Simples há muitos cursos ligados a área de Petróleo e Gás que podemos fazer: Tecnicos de eletrônica, eletrotécnica, Mecância, mecatrônica, e outros, e ir aos eventos te coloca a par das novidades do setor, e para os que já está fazendo a graduação ajuda em suas horas de atividades extra-curriculares. No caso da graduação há aproveitamento de matérias em outros curso, então para quem já está muito avançado nos estudos (ultimos semestres), talvez seja ruim terminar agora. É possível aproveitar o curso para concursos públicos, descontos vantajosos em outras graduações e se for na própria faculdade onde terminou os descontos ainda costumam ser bem maiores. Temos que divulgar a realidade se você já está fazendo o curso tente aproveitar o conhecimento em outras áreas porque dificilmente entrará nessa "e se alguém quiser fazer o curso aconselhe a fazer outro", nada é impossível, mas temos que divulgar o que acontece de verdade.




Nenhum comentário: